Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Reflexos

MENU

Num mundo completamente submetido às andanças da Economia, nós, os leigos desta ciência, temos muita dificuldade em nos mantermos à tona no que toca os seus processos e nomenclatura. Mas, pior, sentimos que somos subjugados pela sua dinâmica e ficamos à toa, inferiorizados, suplantados e arrastados pela força de quem os domina. Não acham que já é altura de a escola assumir este conhecimento e fornecer instrumentos para que esta inferioridade não se perpetue? Afinal, e sob o ponto de vista da própria Economia, cada um de nós é um elemento de produção, logo um elemento da cadeia económica mundial. Se compreendermos os fundamentos da Economia, poderemos para ela contribuir de uma forma mais eficiente – e, também, acabar com essa situação de sermos abalroados por ela. Talvez a situação de crise generalizada do mundo de hoje não tivesse acontecido!

Ora, Mara Luquet, jornalista e escritora brasileira da área económica, foi sensível a esta questão e, se assim o pensou, melhor o fez: criou a Bicholândia, recheada de habitantes com um bom punhado de profissões e diferentes contribuições para a dinâmica económica da comunidade. Ele há a Formiga Emília empresária, a Cigarra Nara cantora, a Joaninha Aninha assalariada, a Lagarta Marta advogada aposentada, a Galinha Binha industrial, a Ratazana Luciana gastadora (de profissão indefinida), o Tatu Arthur banqueiro, a Mariposa Meire correctora de valores e o Galo César avançado centro do Bicholândia Futebol Clube, apaixonado pela D. Binha. Pois é, também tem enredo…

A D. Binha, que não põe os ovos todos no mesmo cesto...

ou seja, diversifica os investimentos.

 

E no percurso, vai-se falando de mercadoria, investimentos, inflação, empréstimos e taxas de juros, capital, falência, acções, ganhos, bolsa de valores, riscos, diversificação e fundos de investimento, lucros e dividendos, poupança e, também, globalização. Enfim, de uma forma lúdica, divertida e muito clara, são apresentados os fundamentos da Economia.

 

Como eu dizia, uma abordagem incontornável a fazer às crianças. Porque é de pequenino… que se criam adultos economicamente responsáveis!

Sobre A Formiga Emília e a Economia (2001), de Mara Luquet.

 

5 comentários

De João Sá a 19.09.2011 às 09:02 am

Bom dia e votos de uma boa semana :)
O Reflexos está em destaque na homepage dos Blogs do SAPO Cabo Verde (http://blogs.sapo.cv/ (http://blogs.sapo.cv/)).

De João Sá a 20.09.2011 às 06:02 am

Bom dia :)
Este post está em destaque Na Rede na homepage do SAPO Cabo Verde (http://sapo.cv (http://sapo.cv)).

De Izaura Furtado a 20.09.2011 às 01:15 pm

Bom dia! Gostei muito deste post! Trata de um tema fundamental nos tempos que correm, com tantas crises financeiras e, ao mesmo tempo, com tanto apelo ao consumismo! Trabalho num Banco Central, já elaboramos cá os «cadernos de educação finaceira» destinados ao jovens do secundário e sei o quanto é importante criar nos jovens uma mentalidade de consumo consciente, sustentável, responsável e ecológica, ou seja, a chamada «literacia financeira». Adquiri este livro para os meus filhos (que adoraram a sua leitura) a alguns anos, numa das nossas viagens de férias ao Brasil e o mesmo foi aproveitado pelos seus professores (tanto do básico como do secundário) para ilustrar aulas! Óptima recomendação, que não deixa também de ser importante para adultos que tenham dificuldades em compreender o «economês»! :) Cordiais cumprimentos,
Izaura Furtado

De M.E.C. a 20.09.2011 às 01:20 pm

Obrigada pela preferência!

De M.E.C. a 20.09.2011 às 01:25 pm

Fico contente por saber que as suas diligências na matéria já deram tão bons frutos neste país! Presumo que a autora do livro ficará ainda mais feliz ao ver o impacto do seu trabalho, sobretudo extravazando o Brasil. Um abraço.

Comentar post

Maria Catela

foto do autor

"A memória é a consciência inserida no tempo." Fernando Pessoa

Feedback

  • Claudemir

    Olá ProfessoraGostaria de enviar-te um e-mail com ...

  • João Sá

    Bom dia :)O blog está em destaque na homepage dos ...

  • M.E.C.

    Olá! Que bom - toda a divulgação é uma ajudinha......